HistóriaMovimentos de reforma religiosa: protestantes e católicos
- (OMNI 2021)
Leia o trecho que se segue a respeito da Reforma Protestante: “Coube a Martinho Lutero falar por essa Alemanha dividida: ‘nenhuma nação é mais desvalorizada que a alemã. A Itália nos chama de bestas, França e Inglaterra troçam de nós, assim como os demais!’, bradava.” Embora tenha se iniciado por um caráter estritamente teológico, a Reforma promovida por Martinho Lutero, a partir de 1517, só obteve seu rápido sucesso pois:
A) ao contrário dos demais Estados Nacionais que surgiam na Europa, a Alemanha de Lutero encontrava-se dividida em um império sem unidade, fazendo com que os príncipes das várias regiões da Alemanha enxergassem em Lutero o ponto de unificação que convergiria com seus interesses políticos e econômicos.
B) a maior parte dos países católicos não estavam satisfeitos com a constante intervenção do papado em seus respectivos governos, vislumbrando no discurso de Lutero a possibilidade de alcançarem maior autonomia política e religiosa.
C) obteve apoio da Igreja Católica, que via na sutileza e jovialidade da pregação luterana uma forma de alcançar povos não cristãos, sobretudo judeus e árabes.
D) o discurso luterano não atacava as principais bases do catolicismo, o que não resultou em uma repulsa contundente por parte do papado, sendo, pelo contrário, assimilado como mais um conjunto de doutrinas da Igreja.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14
Vamos para o Anterior: Exercício 12
Tente Este: Exercício 4
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História