HistóriaMedievalidade europeia
- (OMNI 2021)
No Natal de 800, Carlos Magno foi coroado imperador na basílica de São Pedro. Já senhor de um extenso território, tal ato consolidou sua relação com a Igreja Católica, com o intuito de dar unidade à Europa Cristã, fragmentada desde a desagregação do Império do ocidente, em 476. A política de vassalagem foi essencial para o sucesso do Império carolíngio, embora tenha sido, em certa medida, responsável pelo seu fim. Isso se explica pelo seguinte fato:
A) embora Carlos Magno tenha mantido uma política de conquistas territoriais que contribuíssem para a manutenção desse sistema, seu filho, Luís, o Pio, apostou na expansão cristã por meio de missões religiosas, sendo necessário remunerar os vassalos com suas próprias terras, esgotando a fortuna fundiária carolíngia.
B) os vassalos do imperador, contrários à sua religiosidade cristã, que contrastava com a tradição germânica, promoveram uma série de rebeliões que tornaram insustentável a unidade do Império.
C) o Império não conseguira expressar politicamente sua unidade religiosa, o que desagradou os líderes da Igreja, fazendo com que retirassem seu apoio ao imperador.
D) a principal característica da vassalagem foi a total autonomia que condes, duques e marqueses possuíam, o que fez, com o passar dos anos, aumentar o seu poder regional, diminuindo proporcionalmente o do poder central.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 95
Vamos para o Anterior: Exercício 93
Tente Este: Exercício 121
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História