Procura

HistóriaMercantilismo colonialismo e a ocupação portuguesa no brasil


EXERCÍCIOS - Exercício 64

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

Leia o excerto a seguir.
“Algumas delas alcançaram êxito, como as de Pernambuco e de São Vicente. Outras fracassaram desastrosamente, por vezes da forma mais trágica, como a de Pereira Coutinho, em Ilhéus, que acabou devorado pelos índios. Lopes de Souza desinteressou-se totalmente e nem tomou posse da concessão que recebeu. Quase todas deixaram novos povoadores europeus, organizados em bases completamente novas, nas quais o índio já não era um parente, mas mão-de-obra recrutável como escrava.”
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2012. p. 87.
O autor faz referência à


A) criação dos Vice Reinos na América portuguesa durante o reinado de José I, quando a capital colonial foi transferida para Salvador.

B) implantação das Capitanias Hereditárias e à descentralização administrativa na Colônia, o que não representava novidade para Portugal.

C) divisão Política da Colônia entre 1572-78, com a criação dos governos do Norte e do Sul, cujas capitais eram em Recife e São Paulo, respectivamente.

D) fundação dos Cabildos coloniais que substituíram as Câmaras Municipais na gerência das pequenas vilas e cidades no Império Ultramarino Português.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 65

Vamos para o Anterior: Exercício 63

Tente Este: Exercício 20

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.15ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=0.68ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 5ms))