Procura

HistóriaPeríodo entre-guerras: totalitarismos


EXERCÍCIOS - Exercício 39

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

Leia o excerto a seguir.
As teorias raciais do século XIX aglutinaram os mitos raciais da ciência positivista. Dessa forma, foi possível a criação de uma tipologia racial metódica, supostamente objetiva, aliada aos critérios evolucionistas e progressos positivistas que permitiram fazer considerações sobre a “qualidade” de determinado grupo humano, com status de embasamento científico no século XX.
PADRÓS, E. S.; RIBEIRO, L. T.; GERTZ, R. E. (Orgs). Segunda Guerra Mundial: Da crise dos anos 30 ao Armagedón. Porto Alegre, RS: Folha da História, 2000.
Considerando a política racial nazista da Segunda Guerra Mundial, afirma-se, EXCETOque


A) o Partido Nacional Socialista era, inicialmente, uma reunião de tendências políticas contrastantes, com uma ideologia pouco definida, que para resolver seu problema de coesão aderiu a um programa que valorizava o discurso racista.

B) a política externa nazista de lebensraum (espaço vital), necessária ao desenvolvimento econômico da Alemanha, não levou em consideração as teorias racistas para justificar a anexação da Áustria e dos Sudetos na Tchecoslováquia.

C) os teóricos nazistas estudaram as migrações dos povos arianos da Índia para a Europa, a fim de legitimar a superioridade ariana em relação aos judeus, eslavos e ciganos, considerados subumanos.

D) a política racial nazista enunciada pelo nazismo era científica e objetiva, pois mapeou a população alemã através de medições raciais cranianas, altura e padrões de cores de olhos e cabelos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 40

Vamos para o Anterior: Exercício 38

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+