Procura

HistóriaMedievalidade europeia


EXERCÍCIOS - Exercício 88

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

Leia o seguinte excerto
“No retorno de suas viagens, toda a comunidade, paramentada, dirige-se ao seu encontro; à entrada da Igreja, ele beija os monges, um após o outro – rito do abraço paterno – e, nesse dia, um prato suplementar é servido no refeitório – rito do alimento festivo; além disso, ele próprio, à mesa, é distinguido dos outros; trazem-lhe iguarias mais finas e o melhor vinho. O fogo, o beijo, o vinho, o cortejo, todo o aparato de uma ‘alegre chegada’ como se dirá mais tarde dos reis.”
DUBY, G. História da Vida Privada. Da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p.60.
De acordo com Charles Duby, o sistema feudal possuía ritos e sinais de deferência cotidiana que revelam uma estruturação social muito complexa.
O excerto acima refere-se ao rito de


A) Acolhimento do Cavaleiro medieval, que faz uso do direito de hospitalidade, penetrando num espaço privado onde partilha momentos de existência com aqueles que ali viviam permanentemente.

B) Recepção do Abade, que lidera a vivência de uma comunidade monástica cristã baseada na Regra de São Bento, ou seja, um conjunto de preceitos destinados a regular e estabelecer os comportamentos esperados dos respectivos integrantes da ordem.

C) Retorno do Senhor feudal, que recebe de todos os seus protegidos, inclusive dos monges habitantes de sua circunscrição, as reverências devidas pelas obrigações das ordens prescritas no direito costumeiro de suserania e vassalagem.

D) Integração do noviço, o novo integrante da ordem monástica, um jovem oferecido à reprodução espiritual da comunidade por uma família e que assume, através de uma escolha pessoal, um compromisso de fé e obediência.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 89

Vamos para o Anterior: Exercício 87

Tente Este: Exercício 1

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+