Procura

HistóriaAntiguidade oriental (egípcios mesopotâmicos persas indianos e chineses)


EXERCÍCIOS - Exercício 54

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

Leia o excerto a seguir.
“Os preceitos e os princípios corânicos constituem o fundamento da fé islâmica. [...] O Islã não é somente uma religião, trata-se de um modo de vida completo que abarca todas as esferas da existência humana. O Islã está repleto de conselhos apropriados a todas as circunstâncias da vida: individuais, sociais, materiais e morais, econômicas e políticas, nacionais e internacionais.”
SILVÉRIO, V. R. (Coord.). Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI. Brasília, DF: UNESCO, 2013. Vol. I, p.290.
O Islã é resultado de um processo histórico ocorrido a partir do séc. VII d.C., no período conhecido como a Alta Idade Média. Seu livro sagrado, o Corão, tem ensinamentos de natureza global que visam a guiar os seres humanos em sua relação com Deus e com os outros membros da sociedade humana.
Constitui-se em preceito da fé islâmica


A) o monoteísmo absoluto, expresso através da profissão de fé: “Não há outro Deus senão Alá, e Maomé é o profeta de Alá.”

B) a esmola obrigatória, que consiste em dar aos pobres e necessitados uma porção dos bens conquistados durante um ano.

C) o jejum, privação de todos os prazeres materiais no nono mês do ano lunar, chamado ramadã.

D) a obediência à Sharia, um código de conduta detalhado que rege o ritual do culto, normas de conduta e regras de vida.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 55

Vamos para o Anterior: Exercício 53

Tente Este: Exercício 12

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.90ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=0.71ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 4ms))