Procura

HistóriaAntiguidade ocidental (gregos romanos e macedônios)


EXERCÍCIOS - Exercício 81

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

A República Romana caracterizou-se por uma complexa estrutura político-administrativa formada por três áreas: Magistratura, Senado e Assembleias. Essa estrutura refletia as riquezas e os privilégios dos distintos grupos sociais, aumentando as desigualdades entre patrícios e plebeus. Também desencadeou várias revoltas plebeias, o que ocasionou mudanças na vida política e social de Roma.
Sobre as lutas e a ascensão da plebe durante a República Romana, afirma-se que


A) a Lei das Doze Tábuas, uma compilação dos usos e costumes romanos, foi o resultado das lutas plebeias por uma legislação escrita e inspirou-se na experiência jurídica grega.

B) os tribunos da plebe podiam vetar decisões de senadores e magistrados que contrariavam seus interesses e tinham garantido o direito de criar novas leis.

C) os plebeus nunca obtiveram o direito de acesso às magistraturas; entretanto, obtiveram acesso de seus representantes ao Senado e aos colégios sacerdotais.

D) o Tribunato da Plebe foi criado pelos patrícios no ano de 451 a.C e permitiu aos plebeus escolherem, inicialmente, dez tribunos com mandato anual que podiam transformar leis em plebiscitos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 82

Vamos para o Anterior: Exercício 80

Tente Este: Exercício 118

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+