Procura

HistóriaAntiguidade oriental (egípcios mesopotâmicos persas indianos e chineses)


EXERCÍCIOS - Exercício 53

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

Os hebreus têm sua origem na Mesopotâmia e, a partir do evento do Êxodo, sob liderança de Moisés, foram libertos da escravidão no Egito. Esse povo seminômade adotou o monoteísmo, a crença num deus único e universal, designado Javé, cujo culto deu origem ao judaísmo.
A respeito do estudo e da história dos hebreus, afirma-se, EXCETOque


A) apesar das divergências de datas entre os historiadores, a Bíblia constitui-se, juntamente com outras fontes, como referência no estudo dos hebreus. Ela possibilita reconstruir sua história e recuperar costumes de civilizações antigas, padrões de comportamento, mitos das religiões.

B) o primeiro registro não bíblico sobre a existência dos hebreus foi encontrado no Egito e datado cerca de 3.220 a.C. Trata-se de um relato sobre a escravidão sofrida no reinado de Ramsés II, o chamado faraó do Êxodo, que ordenou a construção da cidade de Pitom-Ramsés.

C) aos anciãos, juízes e chefes militares com autoridade religiosa, coube liderar os hebreus durante a falta de uma centralização política. Para criar um sentimento de identidade, os juízes afirmavam que os hebreus eram descendentes diretos do patriarca Abraão.

D) o judaísmo apresenta, segundo o filósofo francês Voltaire, elementos politeístas de civilizações antigas. Influenciados por essas civilizações, os hebreus teriam adotado um nome para seu deus, a prática da circuncisão, a crença na existência de anjos e na luta entre o Bem e o Mal.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 54

Vamos para o Anterior: Exercício 52

Tente Este: Exercício 35

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+