Engenharia mecânicaPropriedades e comportamentos dos materiais
- (CESPE / CEBRASPE 2021)
A deformação plástica de um material em temperaturas consideradas baixas (frias), quando comparadas à sua temperatura de fusão, produz alterações microestruturais e mudanças nas propriedades mecânicas do material. Essas propriedades e estruturas alteradas podem ser revertidas aos seus estados anteriores mediante tratamento térmico adequado. Com relação ao processo de deformação plástica a frio e ao tratamento térmico de recozimento, assinale a opção correta.
A) Aumentando-se a porcentagem do trabalho a frio, melhora-se a taxa de recristalização, o que resulta no aumento da temperatura de recristalização, que se aproxima de um valor constante ou limite.
B) A recristalização é um fenômeno que ocorre primordialmente pela ausência de força externa deformando o material associada ao aumento da temperatura e, consequentemente, ao aumento da difusão.
C) O processo de deformação a frio promove aumento do número de defeitos de discordâncias na estrutura dos materiais, o que, consequentemente, confere ao material uma maior resistência mecânica.
D) Após o processo de recozimento de recuperação, a microestrutura apresenta um novo conjunto de grãos livres, equiaxiais, com baixa densidade de discordância, que são característicos das condições prévias ao processo de trabalho a frio.
E) O comportamento de recristalização de uma liga metálica específica é, algumas vezes, determinado em termos da temperatura de recristalização, que é a temperatura na qual a recristalização atinge seu término em um intervalo de tempo entre uma e duas horas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 305
Vamos para o Anterior: Exercício 303
Tente Este: Exercício 118
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia mecânica