Procura

LinguísticaDivisões da linguística


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (IMPARH 2021)

Boa parte do material didático concernente ao ensino do funcionamento da língua portuguesa não coordena o estudo da morfologia com o da sintaxe; no entanto, a partir da dicotomia saussuriana entre as relações sintagmáticas e as paradigmáticas, é corretoasseverar que:


A) caberia ao professor explicitar que a morfologia e a sintaxe fazem parte do estudo da língua.

B) a compreensão da morfossintaxe pelo discente se daria apenas por meio das relações paradigmáticas.

C) as categorias gramaticais, no eixo sintagmático, determinariam a relação paradigmática entre os termos.

D) seria mais producente mostrar ao aluno quais classes gramaticais poderiam exercer certa função sintática.


Vamos para o Anterior: Exercício 1

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Linguística






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.58ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=0.40ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 2ms))