LinguísticaAnálise do discurso
- (CPCON 2021)
A escola, considerada como instituição formadora, tem como função primeira promover caminhos que possibilitem aos alunos a apropriação de conhecimentos para que possam se posicionar criticamente em seu espaço social, por meio da linguagem. Nesse sentido, pode-se afirmar que a atividade de produção textual requer
A) recursos criativos, que resultam em um trabalho recorrente de ler e revisar termos dicionarizados e culminam num produto final, linguisticamente correto.
B) práticas pedagógicas tradicionais, que promovem uma situação de questionamentos no processo de escrita do começo, meio e fim do texto.
C) formação educativa, essencialmente, condicionada à escolarização, aprisionada pelo ensino da gramática como um fim em si mesma, que facilita a produção de um texto.
D) metodologias que devem priorizar o domínio linguístico e técnicas de redação para que sejam desenvolvidos determinados temas.
E) reflexão sobre as práticas de letramento que têm lugar na escola e fora dela, bem como em diferentes esferas de circulação da linguagem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Linguística