DiversosDiversos (38)
- (Avança SP 2021)
Diferentes momentos históricos produziram distintas formas de ver e organizar o mundo, além de diferentes concepções políticas, culturais e econômicas. O ensino da arte, com o passar do tempo, também sofreu influências. Observadas várias mudanças no ensino das artes no decorrer dos anos, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Nos anos 30 a 60, as concepções filosófico-sociais e pedagógicas eram a concepção liberal e a pedagogia tecnicista, a arte era vista como meio facilitadora da aprendizagem, também tinha a arte como técnica: reprodução de modelos, instalação de aparelhos audiovisuais, cenários e ornamentação de eventos.
B) Nos anos 70 e 80 as concepções filosófico-sociais e pedagógicas eram o pensamento crítico e pedagogia libertadora e também pedagogia crítico social dos conteúdos, a arte aparece como manifestação da cultura popular, a arte na escola, a crítica estética, a história da arte, o fazer artístico.
C) A partir dos anos 90 com a globalização e neoliberalismo, as concepções filosófico-sociais e pedagógicas eram a lógica neoliberal e a pedagogia das competências, pedagogia de projetos. A arte surge como fazer, a leitura da obra de arte, a arte como manifestação cultural, a leitura da imagem cultural e visual.
D) Na primeira república, as concepções filosófico-sociais e pedagógicas eram a liberal republicana e pedagogia tradicional, os conteúdos artísticos eram os desenhos decorativos e geométricos usados para desenvolver habilidades manuais.
E) No período colonial escravagista a concepção pedagógica, progressista e libertadora, ressaltava uma reflexão crítica da arte como ferramenta para o aluno se tornar protagonista na construção de conhecimento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 467
Vamos para o Anterior: Exercício 465
Tente Este: Exercício 358
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos