Técnicas em laboratórioColeta e preparo de amostras de sangue
- (COSEAC 2021)
Considere a seguinte situação:
O Laboratório que utiliza sistema de hemocultura automatizado, recebeu 3 amostras de sangue de um paciente do sexo masculino, 62 anos, internado na enfermaria com condição clínica sugestiva de sepse de origem urinária. A coleta das amostras de sangue enviadas ao laboratório seguiu rigorosamente o protocolo de coleta de amostras para hemocultura e transporte de amostras até o laboratório. Após 18 horas de incubação, o aparelho sinalizou a positividade dos 3 frascos. Foram realizados esfregaços das 3 amostras e submetidos a coloração pelo método de Gram. A observação microscópica revelou a presença de bacilos gram-negativos.
A conduta correta a ser adotada pelo laboratório é a seguinte:
A) Proceder a semeadura apenas em ágar MacConkey; realizar a identificação e o teste de susceptibilidade à antimicrobianos no microrganismo isolado em cultura.
B) Proceder a semeadura em ágar chocolate e ágar sangue; realizar a identificação e o teste de susceptibilidade à antimicrobianos no microrganismo isolado em cultura.
C) Proceder a semeadura em ágar cromogênico para urina por tratar-se de uma sepse de origem urinária; realizar a identificação e o teste de susceptibilidade à antimicrobianos no microrganismo isolado em cultura.
D) Proceder a semeadura em ágar chocolate, ágar sangue e ágar MacConkey; realizar a identificação e o teste de susceptibilidade à antimicrobianos no microrganismo isolado em cultura.
E) Reportar apenas o resultado do exame direto corado pelo método de Gram, não sendo necessário realizar a identificação e o teste de susceptibilidade à antimicrobianos no microrganismo isolado em cultura.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 41
Vamos para o Anterior: Exercício 39
Tente Este: Exercício 26
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Técnicas em laboratório