Técnicas em laboratórioExames laboratoriais – automatizadas ou técnicas manuais
- (COSEAC 2021)
Considere a seguinte situação:
Uma amostra de urina foi recebida pelo Laboratório para investigação microbiológica. A paciente é uma mulher, 27 anos, com histórico de infecção urinária recorrente, dor e ardência ao urinar e presença de leucócitos na análise de sedimento da urina. A cultura apresentou crescimento de um microrganismo (cultivo puro) com aproximadamente 30.000 UFC/mL.
A conduta correta a ser adotada pelo laboratório é a seguinte:
A) Por ser um quadro de bacteriúria sintomática, mesmo a contagem sendo inferior a 10 5 UFC/mL deve-se realizar a identificação e o antibiograma e reportar o resultado.
B) Mesmo sendo um quadro de bacteriúria sintomática, por ter menos de 105 UFC/mL deve-se realizar apenas a identificação e reportar o resultado.
C) Por ser um quadro de bacteriúria assintomática, mesmo a contagem sendo inferior a 10 5 UFC/mL deve-se realizar a identificação e o antibiograma e reportar o resultado.
D) Mesmo sendo um quadro de bacteriúria sintomática, por ter uma contagem inferior a 10 5 UFC/mL, o exame deve ser reportado como negativo.
E) Como se trata de uma bacteriúria sintomática e uma contagem inferior a 10 5 UFC/mL deve-se reportar como provável colonização/contaminação e solicitar uma nova amostra.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26
Vamos para o Anterior: Exercício 24
Tente Este: Exercício 20
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Técnicas em laboratório