Procura

FarmáciaBiologia molecular e biotecnologia


EXERCÍCIOS - Exercício 7

  • (IDECAN 2021)

A análise de DNA em pesquisas de vínculos genéticos baseia- se no confronto de perfis genotípicos e posterior avaliação estatística para comprovação de vínculos de parentesco entre duas ou mais amostras. Entre as situações mais frequentes, está o exame de paternidade. A respeito dos parâmetros utilizados na inferência estatística da evidência genética de paternidade, assinale a alternativa correta.


A) O Índice de Paternidade (IP) mede a força da evidência genética entre as amostras testadas, indicando se é a hipótese de que o suposto pai é o verdadeiro ou pode ser alguém aleatoriamente escolhido da população.

B) A Probabilidade de Paternidade (W) é baseada em dados genéticos (exame laboratorial), e não genéticos (testemunhos, outros indícios e provas).

C) O Índice de Paternidade Combinado (IPC) não é mais utilizado no exame de paternidade dadas as suas limitações conceituais.

D) A presença de diversas incompatibilidades de alelos entre suposto pai e filho não exclui a possibilidade de vínculos genéticos ou exclusão de paternidade, sendo necessária a avaliação do Poder de Exclusão Cumulativo (PEC).

E) O Poder de Exclusão Cumulativo (PEC) tem por objetivo excluir a razão de semelhança entre as hipóteses de que o suposto pai e a mãe são os genitores biológicos do filho investigante.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8

Vamos para o Anterior: Exercício 6

Tente Este: Exercício 8

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.34ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.65ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 4ms))