SociologiaDesigualdades de raça classe e gênero
- (CESPE / CEBRASPE 2021)
Texto 14A1-I
Tupac já dizia
Algumas coisas nunca mudam
Algumas coisas nunca mudam
Aí são regras do mundão
Perdi a conta de quantos escondem a bolsa se digo que horas são?
Taxistas perguntam mais que policiais a mim
Sim indescritível como é ruim
Nasci vilão, só veneno
Com o incentivo que me dão, errado tô se eu não virar memo
Suor na cara, levando currículo do cara
Até porque onde eu moro, buso não pára
Pé de barro, meio dia, inspirando piada nos boy, transpirando medo nas tias
Tudo é tão obvio ‘cê não vê que vai juntando ingrediente da bomba relógio
Eu sinto dor (dor), eu sinto ódio (ódio), é quente,
Sem nem saber o nome dessa gente
Católica, de bem, linda
‘Cê já notou pior que nem falei minha cor ainda!
‘Cê lá faz ideia
Do que é ver vidro subir?
Alguém correr, quando avistar você? (Não)
‘Cê não faz ideia
Não faz ideia
Não faz ideia
Aí explica pra assistente social, que pai de gente igual a gente,
Não sabe usar a mente só o pau
Que quem educa nóiz, na escola estadual,
Joga na cara todas as manhãs que ganha mal
Que é incrível, quantos de nóiz senta no fundo da sala pra ver se fica invisível
Calculo o prejuízo!
Nossas crianças sonha que quando crescer vai ter cabelo liso (shiii)
Sem debater fatos, que a fama da minha cor fecha mais porta de zelador de orfanato
‘Cê sabe o quanto é comum dizer que preto é ladrão,
Antes memo da gente saber o que é um
Na boca de quem apoia a desova
E se orgulha da honestidade que nunca foi posta a prova
Eu queria te ver lá tirissa, pra ver onde ‘cê ia enfiar essa merda do seu senso de justiça
Emicida. Cê lá faz ideia.
Parte significativa da teoria sociológica de Pierre Bourdieu visa compreender as desigualdades sociais. Considerando-se os conceitos de Bourdieu, é correto afirmar que o texto 14A1-I
A) apresenta um exemplo de dominação de gênero quando menciona o sonho de meninas negras terem cabelos lisos.
B) mostra que as desigualdades têm sua origem na precariedade dos empregos de parte da população.
C) defende que a criminalidade se deve ao fato de alguns indivíduos não se interessarem pelo capital escolar.
D) narra diversas situações em que a população negra é desprovida de capital econômico e simbólico.
E) mostra que as desigualdades se perpetuam em função da motivação pessoal de cada indivíduo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 55
Vamos para o Anterior: Exercício 53
Tente Este: Exercício 31
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Sociologia