Conhecimentos geraisMeio ambiente sustentabilidade e aquecimento global
- (CESPE / CEBRASPE 2021)
Segundo cálculos do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), a população mundial, em 2018, era de mais de 7,4 bilhões de habitantes e a produção de lixo alcançou dois a três bilhões de toneladas/ano. As análises desse órgão indicam que, quanto maior o desenvolvimento do país, maior a produção de lixo gerado, contudo é maior também a taxa de reciclagem. No Brasil, o avanço da coleta de lixo em domicílios urbanos, a partir de 2015, foi de 90,8%, porém um a cada 12 brasileiros não possui coleta regular de lixo na porta de casa, segundo dados de 2018 e 2019 coletados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). Além disso, de acordo com dados da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, no Brasil 38% do alumínio é reciclado, e 96% desse metal reciclado é proveniente de latas de alumínio, índice que faz o Brasil ultrapassar o Japão (86%) e os Estados Unidos da América (52%).
Considerando as informações apresentadas no texto precedente e aspectos a elas relacionados, assinale a opção correta.
A) A reciclagem apresenta quase nenhum rendimento econômico em razão da abundância de garrafas de plástico.
B) A reciclagem consiste na reutilização de um produto, por isso não é uma atividade industrial e, consequentemente, não gera impactos ambientais.
C) O reaproveitamento de materiais e produtos ocorre pela reciclagem, pelo reúso e pela redução.
D) A proporção de latas de alumínio recicladas e a porcentagem desse metal reciclado são somente dados econômicos que pouco indicam a respeito das condições de vida e trabalho da sociedade.
E) O aumento na coleta de resíduos sólidos indica que foi aumentada a infraestrutura brasileira para a reciclagem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 435
Vamos para o Anterior: Exercício 433
Tente Este: Exercício 75
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais