Procura

VeterináriaÓrgãos relacionados e planos nacionais


EXERCÍCIOS - Exercício 78

  • (IMPARH 2021)

O regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído em 2001, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recentemente foi revisto pela Instrução Normativa SDA nº 10, de 03/03/2017. O programa tem por objetivo reduzir a prevalência e a incidência da brucelose e tuberculose em bovinos e bubalinos, visando à erradicação. Sobre o Programa, assinale a afirmativa CORRETA.


A) A estratégia de atuação do PNCEBT é baseada na classificação das unidades federativas quanto ao grau de risco para essas doenças e na definição e aplicação de procedimentos de defesa sanitária animal, de acordo com a classificação de risco. O estado do Ceará está inserido na Classe D para tuberculose, com prevalência de focos ≥ 6%.

B) No Programa são preconizadas medidas sanitárias compulsórias, associadas a ações de adesão voluntária. As medidas compulsórias consistem na vacinação de bezerras entre 5 e 8 meses de idade contra a brucelose e o controle do trânsito de animais; já as voluntárias consistem na certificação de propriedades livres de brucelose ou de tuberculose.

C) É proibida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade, sendo permitida, em determinadas situações, a utilização da vacina B19 em fêmeas com idade superior a oito meses.

D) No contexto do PNCEBT são determinados testes de diagnóstico indireto, sendo o Teste de Polarização Fluorescente (FPA) utilizado como único ou como confirmatório em animais reagentes ao teste do AAT ou inconclusivos ao teste do 2-ME.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 79

Vamos para o Anterior: Exercício 77

Tente Este: Exercício 29

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.55ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.52ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 4ms))