Procura

Engenharia civilEstruturas de concreto


EXERCÍCIOS - Exercício 131

  • (CCV-UFC 2017)

O desenvolvimento do concreto armado e protendido deu-se a partir da criação do cimento Portland, na Inglaterra, em 1824. Nos anos que se seguiram, os franceses e os alemães também começaram a produzir cimento e a criar várias formas de melhorar a capacidade portante do concreto, as tensões para superar as perdas de protensão. Em 1924, Eugene Freyssinet (França) já havia empregado a protensão para reduzir o alongamento de tirantes em galpões com grandes vãos. Em 1928, Freyssinet apresentou o primeiro trabalho consistente sobre concreto protendido, reconhecendo a importância da protensão da armadura nas construções civis. Freyssinet pesquisou as perdas de protensão, produzidas pela retração e deformação lenta do concreto, reconhecendo que só é possível assegurar um efeito duradouro da protensão através da utilização de elevadas tensões no aço. O número de aplicações do concreto protendido é infinito, uma vez que é sempre possível inventar um modo diferente de utilizar a protensão, vale a pena citar as estruturas protendidas de grande porte tais como as plataformas marítimas (offshore) de exploração de petróleo ou gás, os invólucros de proteção de centrais atômicas, as torres de concreto e as pontes estaiadas. É comum, também, a utilização de tirantes de ancoragem protendidos em obras de terra como cortinas atirantadas, estruturas de contenção, barragens, mas, também no domínio da construção de edifícios.

Sobre as peculiaridades do concreto protendido em relação ao concreto armado, assinale a alternativa correta.




A) A estrutura protendida normalmente possui menor resistência à fadiga, pois a variação de tensão no aço, proveniente de cargas móveis, é muito maior se comparada com o valor da sua resistência característica.

B) No concreto armado, praticamente toda a seção de concreto trabalha, enquanto que no concreto protendido, apenas cerca de um terço da seção trabalha com tensões normais, resistindo ao momento fletor.

C) A protensão das armaduras permite projetar seções mais esbeltas que no concreto armado convencional, sobretudo se o comportamento em serviço é um fator predominante, uma vez que toda a seção de concreto pode trabalhar à compressão.

D) O concreto tem boa resistência à tração e pequena resistência à compressão. A resistência à compressão, cerca de 10% da resistência à tração, além de pequena é imprecisa, pois o material se comporta de maneira aleatória quando comprimido.

E) Os aços usados no concreto protendido caracterizam-se por elevada resistência e largo patamar de escoamento. São sensivelmente mais econômicos que os aços normalmente empregados na construção com concreto armado, já que sua resistência pode ser, aproximadamente, até duas vezes maior.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 132

Vamos para o Anterior: Exercício 130

Tente Este: Exercício 151

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+