Procura

Educação físicaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 69

  • (IFB 2017)

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, do Ministério da Educação, uma das grandes expectativas dos professores de Educação Física, quando se prepara um documento curricular, é a definição de uma grade de conteúdos e sua sequência didático-pedagógica. O que ensinar, como ensinar e quando ensinar é o eixo da expectativa em geral. Acerca dos conteúdos curriculares da Educação Física escolar, assinale a questão que é INCORRETA.


A) Só é possível determinar/selecionar/escolher conteúdos se houver uma definição de assuntos ou temas a priorizar, tanto por parte da comunidade escolar quanto dos professores, a partir da especificidade de suas disciplinas.

B) Justamente por constituírem uma produção cultural, as práticas corporais carregam consigo um conjunto de valores, sentidos e significados vinculados aos sujeitos que as produzem/ reproduzem, por isso, não existe uma forma de registro que possa abarcar a quantidade de práticas corporais produzidas e sistematizadas pela humanidade.

C) O acesso às práticas corporais de outras regiões e mesmo países ganha sentido justamente quando elas nos levam a pensar sobre as diferenças entre as culturas e como essas diferenças podem influenciar nossa identidade, de forma que, a ideia seja justamente priorizar as práticas esportivas locais para não perdermos nossa identidade.

D) O processo de seleção e a consequente escolarização desses conteúdos sempre estiveram relacionados ao contexto social e político da época. Assim, mais uma vez, é importante destacar que a seleção desses conteúdos não é realizada de forma natural, sendo fruto de um campo de disputa de interesses e intencionalidades.

E) Ao longo do processo de consolidação da Educação Física como um componente curricular, houve um movimento de seleção e escolarização de um conjunto de práticas corporais, notadamente daquelas que se institucionalizaram e se legitimaram socialmente. Dessa forma, algumas manifestações específicas de: esporte, ginástica, dança, lutas, jogos e brincadeiras constituíram conteúdos de ensino da Educação Física.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 70

Vamos para o Anterior: Exercício 68

Tente Este: Exercício 171

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.68ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=0.82ms))((ts_substr_im=0.83ms))
((total= 7ms))