Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (18)


EXERCÍCIOS - Exercício 318

  • (Instituto Consulplan 2020)

A diversidade cultural brasileira

De modo geral, o atual povo brasileiro é oriundo de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Quando os primeiros portugueses pisaram nesta terra em 1500, eles encontraram no local um mosaico de centenas de nações ou grupos nativos a quem denominaram indistintamente “índios”.

Todos: indígenas, estrangeiros (oriundos de outros países) e africanos deportados eram representantes de diferentes culturas e civilizações. Eles trouxeram em suas bagagens e memórias coletivas elementos representativos dessas culturas. É por isso que o Brasil, como país e como povo, oferece o melhor exemplo de encontro de culturas e civilizações. Cada um destes componentes étnicos ou culturais trouxe a sua contribuição para a formação do povo e da história dos brasileiros; na construção da cultura e de nossa identidade.

Por esta razão, aprender a conhecer o Brasil é aprender a conhecer a história e a cultura de cada um desses componentes para melhor captar sua contribuição na cultura e na história do país. Para entender “nossa” história e “nossa” identidade é preciso começar pelo estudo de todas as suas matrizes culturais: indígena, europeia, africana, árabe, judia e asiática. Infelizmente, não é isso que acontece na história do Brasil que foi ensinada tradicionalmente na escola e sistematizada pela historiografia oficial.

(Munanga, K.; Gomes, N. L. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. Fragmento.)

A diversidade cultural brasileira

De modo geral, o atual povo brasileiro é oriundo de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Quando os primeiros portugueses pisaram nesta terra em 1500, eles encontraram no local um mosaico de centenas de nações ou grupos nativos a quem denominaram indistintamente “índios”.

Todos: indígenas, estrangeiros (oriundos de outros países) e africanos deportados eram representantes de diferentes culturas e civilizações. Eles trouxeram em suas bagagens e memórias coletivas elementos representativos dessas culturas. É por isso que o Brasil, como país e como povo, oferece o melhor exemplo de encontro de culturas e civilizações. Cada um destes componentes étnicos ou culturais trouxe a sua contribuição para a formação do povo e da história dos brasileiros; na construção da cultura e de nossa identidade.

Por esta razão, aprender a conhecer o Brasil é aprender a conhecer a história e a cultura de cada um desses componentes para melhor captar sua contribuição na cultura e na história do país. Para entender “nossa” história e “nossa” identidade é preciso começar pelo estudo de todas as suas matrizes culturais: indígena, europeia, africana, árabe, judia e asiática. Infelizmente, não é isso que acontece na história do Brasil que foi ensinada tradicionalmente na escola e sistematizada pela historiografia oficial.

(Munanga, K.; Gomes, N. L. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. Fragmento.) De acordo com a dimensão discursiva da linguagem, pode-se afirmar que os enunciados apresentados demonstram finalidades comunicativas distintas. Considerando a colocação anterior, analise as afirmativas a seguir.
I. Em relação ao terceiro parágrafo, pode-se afirmar que é apresentado o ponto de vista do enunciador acerca do assunto abordado. II. É possível reconhecer no texto, como finalidade comunicativa predominante, a transmissão de informação sobre a formação do povo brasileiro. III. Há elementos, no segundo parágrafo, que demonstram que a intenção do enunciador é deixar subentendido seu posicionamento, permitindo a dupla interpretação de suas palavras por meio dos efeitos de sentido promovidos pela linguagem empregada.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)




A) I.

B) II.

C) I e II.

D) II e III.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 319

Vamos para o Anterior: Exercício 317

Tente Este: Exercício 424

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.71ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.80ms))((ts_substr_c=1.64ms))((ts_substr_im=0.85ms))
((total= 10ms))