Procura

PortuguêsMorfologia - pronomes


EXERCÍCIOS - Exercício 18

  • (IDIB 2020)

TEXTO II
Fazer ferro passou a ser isso: contrariar a afinidade dos dois elementos, divorciá-los, romper um equilíbrio de milhões de anos. O oxigênio, porém, nunca se conforma com isso e vinga-se. Reage sem cessar e com paciência de beneditino desfaz lentamente a obra do homem. Oxida-a. Enferruja-lhe o ferro. Faz o ferro voltar ao estado primitivo de óxido, ou ferrugem.
Para dissociar os dois elementos é necessário aquecer o minério a altíssima temperatura, na presença de outro gás tão atrativo que, apesar do seu amor pelo ferro, o oxigênio abandona o seu velho amigo para ligar-se ao novo. Como sob a ação do álcool o homem mais sisudo faz coisas que jamais faria em estado sóbrio, assim sob a ação inebriante do calor o pobre oxigênio perde a cabeça e troca sua ligação de milhões de anos com o ferro por um “rabicho” de momento. Cessada, entretanto, a ação do calor, o oxigênio volta ao seu juízo e furiosamente passa a oxidar o ferro outra vez.
Esse gás-sereia com que o homem rompe o velhíssimo matrimônio é o óxido de carbono, o qual, recebendo em seu seio o oxigênio do minério, se transforma em gás carbônico.”
LOBATO, Monteiro. Ferro e o voto secreto . São Paulo: Globo, 2010. (fragmento)

No trecho “...o homem mais sisudo faz coisas quejamais faria em estado sóbrio...”, o termo destacado é classificado, morfologicamente, como pronome relativo, assim como na alternativa


A) É necessário que o metalúrgico aprenda a técnica de produção de ferro.

B) Não diz nada que possa valer a pena, esse nosso amigo!

C) Não sei que tipo de elemento pode dar origem ao ferro.

D) Vamos logo estudar que ainda podemos ter sucesso na vida.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19

Vamos para o Anterior: Exercício 17

Tente Este: Exercício 6

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+