Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (15)


EXERCÍCIOS - Exercício 388

  • (VUNESP 2020)

Leia o texto para responder a questão.

Muito devagar e sempre

Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. Apesar da elevada informalidade no mercado, há sinais de que a situação pode melhorar adiante.

Dados recém-divulgados mostraram a criação líquida de 157,2 mil vagas com carteira assinada em setembro, no resultado mais positivo para o mês desde 2013. Outra novidade é a geração em todos os principais setores, incluindo os mais atingidos pela crise, como a construção civil.

É verdade que os dados totais do mercado de trabalho, coletados pelo IBGE, contam uma história menos favorável. Mostra-se a criação de 1,84 milhão de vagas no período de 12 meses até agosto, com prevalência de ocupações na maior parte mais precárias (95% delas sem carteira ou por conta própria).

Nada menos que 41% da população ocupada está na informalidade, e outras cifras suscitam preocupação. A taxa de desemprego tem caído lentamente – na média do trimestre junho-agosto foram 11,8%, ante 12,1% no período correspondente do ano passado. A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros.

Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho. Uma coletânea de fatores pode impulsionar gradualmente a economia.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.10.2019. Adaptado)


De acordo com o texto, “Dados recém-divulgados mostraram a criação líquida de 157,2 mil vagas com carteira assinada em setembro, no resultado mais positivo para o mês desde 2013.” Esse cenário


A) torna-se menos expressivo quando comparado aos dados totais do mercado de trabalho, que apontam prevalência de ocupações na maior parte mais precárias.

B) confirma os dados apresentados pelo IBGE e mostra a diminuição do emprego informal para a maioria dos trabalhadores do país.

C) nega não só a ideia de que grande parte da população trabalha informalmente como também a de que existem outras cifras preocupantes.

D) reitera o marasmo na recuperação da construção civil, ao contrário do que se vê nos outros principais setores da economia nacional.

E) minimiza a ideia de uma história favorável de recuperação econômica, já que inexiste a perspectiva de fatores que possam impulsioná-la.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 389

Vamos para o Anterior: Exercício 387

Tente Este: Exercício 228

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.42ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.97ms))((ts_substr_c=1.64ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 10ms))