ArquiteturaEtapas do processo
- (CONSULPLAN 2017)
A NBR 13.532 (ABNT, 29/12/1995, p. 1) “fixa as condições exigíveis para a elaboração de projetos de arquitetura para a construção de edificações” e “é aplicável a todas as classes (ou categorias) tipológicas funcionais e formais das edificações (ou de quaisquer ambientes construídos ou artificiais)”, bem como “aos serviços técnicos de obras, conforme as classes (ou categorias) de intervenções correntes para edificações novas e edificações existentes”. Entre suas definições, a norma estabelece as “informações de referência a utilizar”, as “informações técnicas a produzir” e os “documentos técnicos a apresentar” que deverão orientar cada uma das etapas de elaboração do projeto de arquitetura. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que identifica corretamente apenas informações técnicas que devem ser produzidas na fase do “Programa de Necessidades de Arquitetura”, conforme estabelece a NBR 13.532.
A) Informações relativas à edificação (ambientes externos e internos) e a todos os elementos da edificação, seus componentes construtivos e materiais de construção; e, as exigências de detalhamento devem depender da complexidade funcional ou formal da edificação.
B) Características funcionais ou das atividades em cada ambiente (ocupação, capacidade, movimentos, fluxos e períodos); características, dimensões e serviços dos equipamentos e mobiliário; exigências ambientais, níveis de desempenho; e, instalações especiais (elétricas, mecânicas, hidráulicas e sanitárias).
C) Informações sucintas e suficientes para a caracterização específica dos elementos construtivos e dos seus componentes principais, incluindo indicações das tecnologias recomendadas; e, informações relativas a soluções alternativas gerais e especiais, suas vantagens e desvantagens, de modo a facilitar a seleção subsequente.
D) Plantas, cortes e elevações de ambientes especiais (banheiros, cozinhas, lavatórios, oficinas e lavanderias); detalhes (plantas, cortes, elevações e perspectivas) de elementos da edificação e de seus componentes construtivos (portas, janelas, bancadas, grades, forros, beirais, parapeitos, pisos, revestimentos e seus encontros, impermeabilizações e proteções).
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 25
Vamos para o Anterior: Exercício 23
Tente Este: Exercício 19
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Arquitetura