PedagogiaA pedagogia de projetos e a pesquisa em sala de aula
- (VUNESP 2020)
Vários professores de uma creche iniciaram um trabalho voltado para a Pedagogia de Projetos. Para tanto, utilizaram como referência a obra de Deprá (2017). Tendo em vista o proposto pela autora, o professor que está desenvolvendo corretamente a etapa da “intenção” é
A) Luís, que planeja as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo, além de elaborar com os alunos a diagnose do projeto.
B) Samira, que organiza e estabelece seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.
C) Sandra, que pesquisa sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Tais atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.
D) Hélio, que realiza as atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção.
E) Eduardo, que avalia os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar seus sentimentos, desse modo, ao retomar o processo, a turma constrói saberes e competências.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 30
Vamos para o Anterior: Exercício 28
Tente Este: Exercício 37
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia