LiteraturaRomantismo
- (FUNCERN 2017)
Considere os comentários:
(I)
Obra inovadora, uma narrativa poética, na qual plantas, pássaros e insetos são apresentados de forma afetiva. Constitui um romance de costumes que traz a vida e a morte de pequenos animais. Esses vivem em uma chácara urbana, onde a batalha pela vida pode significar a luta pela sobrevivência humana.
(II)
Currais Novos e o Seridó são o ambiente dessa narrativa em primeira pessoa. O narrador é um menino do sertão que vem morar na cidade para estudar. A linguagem apresenta-se duramente poética, sem rodeios, confrontando o rural e o urbano.
(III)
A narrativa desenvolve-se na Natal do início do século XX, período em que a cidade sofreu grandes transformações impulsionadas pelos ecos de uma modernidade que acontecia nas grandes metrópoles. A personagem principal, de comportamento, supostamente, transgressor, acaba se rendendo às imposições sociais e abdicando de seus desejos.
(IV)
A transformação da personagem principal, um sertanejo submisso e libidinoso da região do Seridó, é motivo para tornar visíveis elementos tradicionais dessa região norte-rio-grandense. A narrativa, construída à semelhança das narrativas de cordel, evidencia mitos, lendas e diversas figuras que compõem a cultura popular.
Fonte: FUNCERN, 2017.
Considerando o percurso da prosa da literatura do Rio Grande do Norte, os comentários referem-se,
respectivamente, aos seguintes romances:
A) (I) Canto de muro , de Câmara Cascudo; (II) As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo, de Nei Leandro de Castro; (III) Os brutos , de José Bezerra Gomes; e (IV) Cidade dos reis , de Carlos de Souza.
B) (I) Temporada de ingênios , de João Batista de Morais Neto; (II) Geração dos maus , de Humberto Dutra; (III) Cidade dos reis , de Carlos de Souza; e (IV) O mensageiro del rey , de Iaperi Araújo.
C) (I) Canto de muro , de Câmara Cascudo; (II) Os brutos , de José Bezerra Gomes; (III) Gizinha , de Polycarpo Feitosa (Antônio José de Melo e Sousa); e (IV) As pelejas de Ojuara : o homem que desafiou o diabo , de Nei Leandro de Castro.
D) (I) Temporada de ingênios , de João Batista de Morais Neto; (II) Gizinha , de Polycarpo Feitosa (Antônio José de Melo e Sousa); (III) Cidade dos reis , de Carlos de Souza; e (IV) As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo , de Nei Leandro de Castro.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11
Vamos para o Anterior: Exercício 9
Tente Este: Exercício 12
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Literatura