Procura

JornalismoCódigo de ética dos jornalistas brasileiros


EXERCÍCIOS - Exercício 105

  • (VUNESP 2020)

Um conhecido âncora, de uma importante emissora de televisão, demitiu-se depois que foi descoberto que ele era proprietário de uma empresa que prestava serviços para um grande banco brasileiro e para uma empresa de saúde privada. Segundo as informações que chegaram ao público, o âncora sugeria pautas (relevantes para a rede de TV), informava fontes e contava detalhes sobre o funcionamento das reportagens.
O seu comportamento afrontou o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros que



A) determina que o jornalista não pode realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações da qual seja assessor ou prestador de serviço.

B) proíbe o jornalista de submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação para auferir vantagens pecuniárias por conta de suas ações.

C) desaconselha o profissional a aceitar trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, carga horária de trabalho, nem contribuir para a precarização das condições de trabalho.

D) condena a obtenção de notícias de maneira inadequada como uso de identidades falsas, câmeras escondidas, microfones ocultos e coberturas obtidas com troca de favores.

E) determina que é obrigação do jornalista informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 106

Vamos para o Anterior: Exercício 104

Tente Este: Exercício 104

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Jornalismo






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.91ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.92ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 3ms))