MedicinaPatologia clínica
- (Instituto Excelência 2020)
Os meios de cultura típicos para microrganismos anaeróbios incluem:
A) Meios de suporte para o isolamento de microrganismos não exigentes, como ágar sangue de carneiro (SBA) Meios enriquecidos para o isolamento de microrganismos com necessidades nutricionais especiais, como ágar chocolate Meios seletivos para suprimir o crescimento de tipos específicos de bactérias. Os meios seletivos frequentemente são formulados, de modo que colônias de diferentes tipos de microrganismos capazes de crescer nesses meios exibam aparências diferentes. O meio MacConkey é um exemplo: Seletivo: os bacilos gramnegativos não exigentes conseguem crescer. Diferencial: os fermentadores de lactose são diferenciados dos não fermentadores.
B) Meios de ágar de suporte, como ágar Schaedler ou ágar sangue anaeróbico CDC, meio de ágar seletivos/diferenciais: Ágar com álcool feniletílico ou CAN para patógenos gram-positivos anaeróbicos, Ágar sangue com canamicina- vancomicina, para bacilos gramnegativos anaeróbicos, Ágar bile-esculina para bacteroides, para o grupo do Bacteroides fragilis , Ágar gema de ovo para a caracterização de espécies de Clostridium, Ágar ciclosserina-cefoxinagema de ovo frutose (CCFA) para Clostridium dif icile , Caldo, como meio de tioglicolato enriquecido ou caldo de carne picada.
C) Os meios sólidos (placas de cultura) são inoculados com uma pequena quantidade da amostra. Culturas mistas são reconhecidas pela observação de diferenças na morfologia das colônias. A quantidade de cada tipo de microrganismo (e suas proporções relativas em culturas mistas) pode ser estimada (p. ex., rara, discreta, moderada ou densa) O caldo de cultura possibilita a detecção de alguns patógenos anaeróbicos relativamente aero tolerantes. As culturas em caldo têm sido associadas a maior taxa de contaminação.
D) Nenhuma das alternativas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 47
Vamos para o Anterior: Exercício 45
Tente Este: Exercício 44
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina