GeografiaModernização agrícola
- (IDCAP 2020)
IBGE ESTIMA ALTA DE 4,2% NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO BRASIL
A colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2019 foi projetada em 236 milhões de toneladas.
O IBGE divulgou nesta quarta-feira aumentou nesta quinta-feira (11) em 4,2% a projeção para a produção agrícola em 2019 para 236 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas.
Já a estimativa da área a ser colhida foi de 62,8 milhões de hectares, 3% maior que a de 2018 (mais 1,8 milhão de hectares).
O arroz, o milho e a soja representam 92,5% da estimativa da produção e respondem por 87,3% da área a ser colhida. (...)
Disponível em:
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/07/11/ibge-estima-alta-de-42percent-na-producaoagricola-do-brasil.ghtml
A agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia do país desde os primórdios da colonização até o século XXI. A alta da atividade agrícola no Brasil pode ser justificada pela:
A) Manutenção da tradicional cultura canavieira, em que as oligarquias criaram sucessivos mecanismos de produção.
B) Forte presença da agricultura familiar, onde os trabalhadores, membros da família, se dedicam à policultura de subsistência.
C) Ampliação da mão-de-obra disponível, em decorrência do aumento da população brasileira em números absolutos.
D) Proliferação das áreas monocultoras atrelada aos investimentos em implementos agrícolas e consequente aumento da produção.
E) Doação de terras devolutas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra a partir de políticas governamentais vinculadas à reforma agrária.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 37
Vamos para o Anterior: Exercício 35
Tente Este: Exercício 28
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia