GeografiaGeografia econômica
- (NUCEPE 2020)
Desde que o capitalismo retomou sua expansão pelo mundo, em seguida à Segunda Grande Guerra Mundial, muitos começaram a reconhecer que o mundo estava se tornando o cenário de um vasto processo de internacionalização do capital. Algo jamais visto anteriormente em escala semelhante, por sua intensidade e generalidade. O capital perdia parcialmente sua característica nacional, tais como a inglesa, norte-americana, alemã, japonesa, francesa ou outra, e adquiria uma conotação internacional. Ao mesmo tempo em que começavam a predominar os movimentos e as formas de reprodução do capital em escala internacional, este capital alterava as condições dos movimentos e das formas de reprodução do capital em âmbito nacional. Aos poucos, as formas singulares e particulares do capital, âmbitos nacional e setorial, subordinaram-se às formas do capital em geral, conforme seus movimentos e suas formas de reprodução em âmbito internacional. IANNI, O. Teorias da Globalização. 9 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
O processo de que trata o texto está intimamente ligado à
A) construção de alianças regionais entre grupos de países visando à concretização de objetivos financeiros, estratégicos e sociais comuns.
B) democratização do conhecimento científico e tecnológico com as novas tecnologias de informação e comunicação, que são geradoras de vantagens competitivas.
C) constituição de firmas transnacionais e do sistema financeiro global, fortalecendo os atores econômicos dominantes e agravando crises sociais.
D) queda sistemática e indistinta das barreiras alfandegárias e à expansão das corporações multinacionais, possibilitada pela instrumentalização das novas tecnologias da informação e comunicação.
E) articulação das economias nacionais aos centros de controle financeiro globais, consolidando as economias dos estados nacionais e gerando crises de desemprego estrutural.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 251
Vamos para o Anterior: Exercício 249
Tente Este: Exercício 43
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia