GeografiaGeografia econômica
- (NUCEPE 2020)
Uma nova economia surgiu em escala global no último quartel do século XX. Chamo-a de informacional, global e em rede para identificar suas características fundamentais e diferenciadas e enfatizar sua interligação. É informacional porque a produtividade e a competitividade de unidades ou agentes nessa economia dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes, estão organizados em escala global. É rede porque, nas novas condições históricas, a produtividade é gerada, e a concorrência é feita em uma rede global de interação entre redes empresariais. CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (Adaptado).
Conforme evidenciado no texto, o espaço econômico do final do século XX
A) caracteriza-se pela intensificação e generalização do processo de dispersão geográfica da produção, uniformizando os espaços, compreendendo o capital, a tecnologia, a força de trabalho, a divisão do trabalho social, o planejamento e o mercado.
B) assegura-se em bases técnicas que permitem a globalização da produção, em que o capital nacional ou local subordina-se cada vez mais ao capital global, e num processo em que a produtividade é baseada no conhecimento.
C) rompe ou ultrapassa fronteiras geográficas, regimes políticos, culturas e civilizações, em função da força produtiva, alicerçada em bases tecnológicas gestadas na Terceira Revolução Industrial, que gera fluxos diversos, mesmo com a manutenção da forca dos estados nacionais.
D) caracteriza-se pela dispersão ampla e arbitrária das unidades produtivas e das intervenções tecnocientíficas nos processos produtivos, mundializando-se, assim, o capital, os processos produtivos e as relações de produção.
E) assegura-se nas bases do sistema capitalista de produção e nos sistemas técnicos modernos, em que sobressaem as cadeias produtivas regionais e as redes globais de circulação de mercadorias, capital, comandos, informações etc.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 250
Vamos para o Anterior: Exercício 248
Tente Este: Exercício 306
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia