GeografiaHistória da geografia
- (IBADE 2020)
Ao analisar as vertentes (escolas) da (des)ordem ambiental, Jacob Binsztok (2011) registra as principais contribuições das correntes de pensamento, expondo importantes questões para análise e síntese da teoria geográfica do ordenamento territorial. Com base nos seus conhecimentos geográficos sobre o assunto, leia atentamente as descrições a seguir.
_______________: diz respeito a uma escola (ou vertente) que, pressionada pelos avanços dos movimentos da sociedade civil contrários (à) (des)ordem provocada pela urbanização-industrialização acelerada, preocupa-se de sobremaneira com os níveis de eficiência energética.
_______________: apresenta como importante característica a participação maciça do Estado na economia do modelo nacional-desenvolvimentista brasileiro adotado entre a década de 1930 e o final de 1980, facilitando a devastação de nossos recursos naturais, também, contraditoriamente, não deixou de apresentar rebatimento na ordem ambiental do país.
_______________: é derivada do Clube de Roma (1972), que mediante um estudo sobre os “limites do crescimento”, fundamentados em projeções estatísticas, concluiu que o desenvolvimento capitalista deveria esgotar-se no prazo máximo de cem anos, caso não fossem produzidas ações capazes de preservar os recursos naturais.
_______________: essa escola (ou vertente) geralmente responsabiliza a industrialização pela (des)ordem ambiental ocorrida no mundo contemporâneo.
A alternativa que apresenta, na ordem, o nome dos processos correspondentes é a seguinte:
A) Escola (ou vertente) ultradesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do neodesenvolvimentismo; Escola (ou vertente) do desenvolvimentismo controlado; Escola (ou vertente) da sustentabilidade.
B) Escola (ou vertente) ultradesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do neodesenvolvimentismo; Escola (ou vertente) ecodesenvolvimentista; Escola (ou vertente) da sustentabilidade.
C) Escola (ou vertente) ultradesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do desenvolvimentismo controlado; Escola (ou vertente) ecodesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do naturalismo.
D) Escola (ou vertente) desenvolvimentista; Escola (ou vertente) do neodesenvolvimentismo; Escola (ou vertente) ecodesenvolvimentista; Escola (ou vertente) da sustentabilidade.
E) Escola (ou vertente) desenvolvimentista; Escola (ou vertente) do neodesenvolvimentismo; Escola (ou vertente) ecodesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do naturalismo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 72
Vamos para o Anterior: Exercício 70
Tente Este: Exercício 73
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia