GeografiaHidrografia
- (IBADE 2020)
“As extrações desmedidas dos corpos de água e a contaminação são os dois grandes problemas que têm ocupado as atenções dos governos nas últimas décadas. O abastecimento de grandes áreas metropolitanas exige que a água seja trazida de regiões cada vez mais distantes, onerando e comprometendo os recursos hídricos. Ao mesmo tempo, tradicionalmente os rios têm servido de receptores para os lançamentos de esgotos urbanos, de lixos e de efluentes agroindustriais. Em várias regiões o meio ambiente tem sido incapaz em degradar estes contaminantes e restituir o seu equilíbrio natural”.
(HIRATA, R. Recursos Hídricos. In: Decifrando a Terra.São Paulo: Oficina de Textos, 2000. 2ª reimpressão, 2003).
Partindo da reflexão trazida pelo texto, e baseando-se em seus conhecimentos sobre os recursos hídricos, é INCORRETO afirmar que:
A) a contaminação de águas subterrâneas geralmente ocorre devido à ação do homem, não havendo ocorrências de contaminações naturais ou espontâneas.
B) a derivação de um curso de água pode também comprometer a sua qualidade, uma vez que a redução na vazão do rio diminui a sua capacidade depurativa, aumentando assim a contaminação.
C) a deposição de resíduos sólidos de origem doméstica ou industrial é uma das grandes causas de incidentes de contaminação em água subterrânea.
D) o aumento do uso de fertilizantes inorgânicos faz com que muitos solos contenham excesso de sais, compostos nitrogenados e outros produtos que, uma vez mobilizados pela água infiltrada, podem atingir e contaminar os aquíferos.
E) a extração de minérios como petróleo e gás, representa também perigo à contaminação de aquíferos devido às suas características de solubilidade e toxidade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Geografia