PsicologiaPsicopatologia do trabalho
- (FCC 2017)
A publicação “Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde”, divulgada pelo Ministério da Saúde do Brasil (2001) utiliza a taxonomia da CID-10, para identificar algumas doenças identificadas como do grupo LER/DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), também conhecidas por Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Consta no Manual, que uma intervenção multi ou interdisciplinar é fundamental para a gestão de programas de prevenção de LER/DORT e que sintomas de fadiga podem ser decorrentes de tarefas que solicitam tratamento controlado de informações e ainda atenção múltipla, como tomada de decisões e amabilidade com o público, sendo que a fadiga pode ser agravada em presença de ruído. Se o trabalhador puder estabelecer estratégias para evitar o risco, a doença terá menos chance de se manifestar. Os estudos mostram que o ruído originado de fontes variadas, como sinal sonoro das leitoras vizinhas, conversas paralelas, equipamentos e outros, é perturbador das atividades
A) mentais, pois aumenta a exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o aparelho musculoesquelético.
B) perceptuais, pois diminui a exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o aparelho cerebral.
C) sensoriais, pois estabiliza a exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o dinamismo fisiológico.
D) motoras, pois acresce sinais perceptuais à exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o dinamismo glandular.
E) fisiológicas, pois dispersa a atenção e isso interfere sobre os efeitos da carga física sobre o aparelho molecular.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Psicologia