Procura

PortuguêsAnálise sintática


EXERCÍCIOS - Exercício 165

  • (FCC 2017)

A sala do administrador ficava naquela casa para onde tinha sido levado. Sentiu medo. Ele nunca admitia que empregado tivesse razão... E reagia com porrada. Isso era certo. À porta encheu-se de coragem. Aquela seria a oportunidade de peitar o cão de guarda do usurpador da grana. Malditos, todos eles. Não iria se arrepender. Sua família apoiaria, já tinham dito. Por que não acreditar? Eles, sim, cumpriam o que prometiam .

(SILVIA, Maria, inédito )


É legítimo o seguinte comentário:


A) Em a oportunidade de peitar o cão de guarda do usurpador da grana , os segmentos destacados têm função sintática distinta.

B) Em sala do administrador , o adjetivo correspondente à locução destacada poderia apropriadamente substituir a locução adjetiva, sem prejuízo do sentido original.

C) Na sequência Sentiu medo. Ele nunca admitia que empregado tivesse razão... E reagia com porrada , tem-se, respectivamente, a constatação de um fato e duas consequências diretas desse fato.

D) Nada há que justifique o emprego do plural destacado em Sua família apoiaria, já tinham dito , por isso, considerada a norma-padrão da língua, essa concordância é equivocada.

E) A forma verbal t inha sido levado exprime ação que se realizou anteriormente a outra ação, que vem citada no mesmo período.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 166

Vamos para o Anterior: Exercício 164

Tente Este: Exercício 69

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.77ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.75ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 6ms))