Gestão de saúde e administração hospitalarControle em gestão de saúde
- (OBJETIVA 2020)
O emprego de protocolos para a classificação de risco dos pacientes que procuram os serviços de urgência e de emergência é uma forma racional e estruturada para proporcionar maior qualidade e agilidade no atendimento e para priorizar o atendimento daqueles pacientes mais graves. No Brasil, o Protocolo de Manchester é bastante utilizado por serviços de urgência e de emergência. Sobre esse Protocolo, assinalar a alternativa CORRETA:
A) Caracteriza-se por cinco níveis de classificação de risco, com atribuição de uma cor para cada nível e de uma faixa de tempo para a efetivação do atendimento de cada nível: Emergente (vermelho); Muito Urgente (laranja); Urgente (amarelo); Pouco Urgente (verde); e Não Urgente (azul).
B) Sua execução deve ser feita por um profissional Médico.
C) Caracteriza-se por quatro níveis de classificação de risco, com atribuição de uma cor para cada nível e de uma faixa de tempo para a efetivação do atendimento de cada nível: Muito Urgente (vermelho); Urgente (laranja); Emergente (amarelo); e Pouco Urgente (verde).
D) Seu emprego não evita a superlotação dos serviços de saúde nem altera aspectos no âmbito da gestão de recursos humanos, físicos e financeiros.
E) A experiência acumulada dos serviços de saúde que empregaram o Protocolo, mostrou que sua metodologia pouco alterou a rotina de atendimento dos serviços de saúde.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3
Vamos para o Anterior: Exercício 1
Tente Este: Exercício 2
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Gestão de saúde e administração hospitalar