LinguísticaNeurolinguística psicolinguística sociolinguística
- (INSTITUTO AOCP 2020)
A partir dos trechos a seguir e de acordo com os seus conhecimentos sobre variação linguística e ensino de língua, responda à questão.
“Partimos do pensamento de que o fenômeno “variação linguística” esteve presente em todo o momento da formação e estruturação de nossa língua. A linguística atual revela que uma língua não é homogênea e deve ser entendida justamente pelo que caracteriza o homem – a diversidade, a possibilidade de mudanças. É preciso compreender que tais mudanças, como se pensava no início, não se encerram somente no tempo, mas também se manifestam no espaço, nas camadas sociais e nas representações estilísticas.”
Disponível em:
<https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/variacaolinguistica-uma-realidade-nossa-lingua.htm
A literatura sociolinguística costuma descrever a variação linguística segundo os seguintes fatores: região, tempo na história, situação social, profissão, grupo social, idade, sexo, grau de escolaridade, situação comunicativa, situações de in/formalidade, etc. Qual das seguintes alternativas relacionadas a esses fatores NÃO corresponde aos pressupostos apregoados pela Sociolinguística?
A) A variação regional ou diatópica (do grego dia = através de; topos = lugar), também chamada de variação geográfica, tem a ver com as diferenças linguísticas observáveis entre falantes oriundos de regiões distintas de um mesmo país ou oriundos de diferentes países.
B) A variação social (também conhecida como variação diastrática) está relacionada a fatores concernentes à organização socioeconômica e cultural da comunidade. Entram em jogo fatores como a classe social, o sexo, a idade, o grau de escolaridade, a profissão do indivíduo.
C) A variação histórica acontece ao longo de determinado período e pode ser identificada ao serem comparados dois estados de uma língua. O processo de mudança é gradual.
D) A variação estilística é aquela considerada a correta pela escola, trata-se de prescrição de regras a serem seguidas sob pena de se incorrer em erro. Nessa variação, considera-se somente a “norma culta”, que remete aos usos da classe social de prestígio, daquela parcela da população que é plenamente escolarizada e que está em contato com a cultura escrita historicamente legitimada.
E) A variação contextual ou de registro se manifesta nas diferentes situações comunicativas no nosso dia a dia. Em contextos socioculturais que exigem maior formalidade, usamos uma linguagem mais cuidada e elaborada – o registro formal; em situações familiares e informais, usamos uma linguagem coloquial – o registro informal.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 2
VOLTAR ao índice: Linguística