LinguísticaFundamentos da linguística
- (AV MOREIRA 2020)
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
(ANDRADE, O. de. Obras completas . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)
Para definir o que é ou não adequado para o uso da língua, a prescrição da linguagem e a gramática tradicional estabelecem normas que definem a estética ideal para a escrita, taxando como “erro” as demais convenções. Diante disso, a escola age como disseminadora do “falso uso da língua”, como evidenciado no poema, unificando a gramática.
Diante do texto poético apresentado, aponte como o professor de Língua Portuguesa
pode trabalhar o ensino de gramática em sala de aula.
A) Apresentando uma gramática predominantemente descritiva, preocupada em apontar o “certo” e o “errado”, dicotomicamente extremados, em que falar e escrever bem seja uma questão de falar e escrever corretamente.
B) Assumindo a discussão de como aproximar o estudo da língua à existência de uma gramática flexível e descritiva da língua, de forma a evidenciar as competências para a cidadania, assim se concretiza a intenção de professores que querem adotar uma atividade pedagógica realmente capaz de oferecer resultados mais positivos.
C) Evidenciando a existência de uma gramática flexível, de uma língua uniforme e fixada em um conjunto de regras que devem ser mantidas imutáveis, em decorrência da linguagem escrita, e em conformidade como o processo de adequações linguísticas.
D) Apresentando uma gramática predominantemente prescritiva, preocupada em apontar o “certo” e o “errado”, dicotomicamente extremados, em que falar e escrever bem seja uma questão de falar e escrever corretamente.
E) Assumindo a discussão de como aproximar o estudo da língua à existência de uma gramática flexível e prescritiva da língua, de forma a evidenciar as competências para a cidadania, assim se concretiza a intenção de professores que querem adotar uma atividade pedagógica realmente capaz de oferecer resultados mais positivos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19
Vamos para o Anterior: Exercício 17
Tente Este: Exercício 33
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Linguística