Procura

FísicaTeoria quântica

EXERCÍCIOS - Exercício 11

• (COSEAC 2017)

Relatividade, foi uma teoria desenvolvida no início do século XX que, originalmente, pretendia explicar certas anomalias no conceito do movimento relativo, mas que, em sua evolução, converteu-se em uma das teorias básicas mais importantes das ciências físicas. Desenvolvida fundamentalmente por Albert Einstein, foi a base para que os físicos demonstrassem, posteriormente, a unidade essencial da matéria e da energia, do espaço e do tempo, e a equivalência entre as forças de gravitação e os efeitos da aceleração de um sistema. A Teoria Quântica foi a teoria física baseada na utilização do conceito de unidade quântica para descrever as propriedades dinâmicas das partículas subatômicas e as interações entre a matéria e a radiação. As bases da teoria foram assentadas pelo físico alemão Max Planck, o qual, em 1900, postulou que a matéria só pode emitir ou absorver energia em pequenas unidades discretas, chamadas quanta. Outra contribuição fundamental ao desenvolvimento da teoria foi o princípio da incerteza, formulado por Werner Heisenberg, em 1927. Planck desenvolveu o conceito de quantumcomo resultado dos estudos da radiação do corpo negro (corpo negro refere-se a um corpo ou superfície ideal que absorve toda a energia radiante, sem nenhuma reflexão). Sua hipótese afirmava que a energia só é irradiada em quanta, cuja energia é hu, onde ué a frequência da radiação e hé o “quanta de ação”, fórmula agora conhecida como constante de Planck. Sobre o exposto, é correto afirmar que:

A) as medidas de tempo e espaço não são iguais para todos: se um observador move-se em velocidade próxima à da luz, o tempo se dilata e o espaço se comprime em relação a outro observador em repouso.

B) se a energia se propaga de maneira quantizada, a matéria e a energia não são equivalentes e o tempo-espaço relativo às teorias de Newton deixam de ser aplicáveis a muitos fenômenos.

C) no estudo da Mecânica Quântica descobre-se que quanto maior a precisão para definir a velocidade de uma partícula, maior será a precisão para identificar sua posição e vice-versa.

D) a matéria pode ser considerada uma pequena quantidade de energia organizada.

E) um corpo que não reflete luz também não emite radiação, mesmo com altas temperaturas.

EXERCÍCIOS - Exercício 12

Vamos para o Anterior: Exercício 10

Tente Este: Exercício 15

Primeiro: Exercício 1

Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+