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PedagogiaAvaliação sistêmica: saeb aneb prova brasil provinha brasil


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (Nosso Rumo 2017)

É possível dar vida aos dados educacionais para auxiliar gestores, diretores, professores e todos os interessados a fazerem melhores escolhas na educação. É possível identificar três grandes categorias de usos da Prova Brasil, a saber: uso normativo, uso pedagógico e uso administrativo e gerencial. Sendo assim, o uso administrativo e gerencial envolve


A) ter uma indicação clara se o que o aluno aprendeu está adequado ou não. “A maneira de olhar para os dados deve refletir os valores de uma visão democrática do processo de ensino e aprendizagem. Ao observarmos outros sistemas de medida, veremos que é possível se deparar com níveis de aprendizagem como o básico, o adequado - aprendeu o esperado e o avançado, aprendeu além e, no caso brasileiro, ainda é preciso se utilizar do conceito de insuficiente para aqueles que estão abaixo do nível básico, ou seja, que não aprenderam nem o básico”.

B) saber quantos alunos estão em cada nível ainda não é suficiente para transformar a educação. É preciso entender o que os resultados estão falando. A interpretação da avaliação nos ajuda a entender e a poder agir nas dificuldades dos alunos. “Por exemplo, quem está no nível insuficiente precisa de recuperação. Já para os que estão no básico, seria interessante a escola ter uma proposta de reforço, pois os conhecimentos dos estudantes ainda são muito elementares. Para os alunos do adequado, é preciso aprofundar o conteúdo. Já para os que estão no avançado, incentivar a participação em olimpíadas de matemática, português etc.”. É preciso utilizar os resultados para desenvolver projetos de intervenções pedagógicas necessárias para agir onde os alunos têm mais dificuldade.

C) a necessidade de outras considerações além do cognitivo. É preciso evitar a exclusão, dispensando aqueles em via de repetência ou mesmo com dificuldades de aprendizagem no dia da avaliação. As escolas que selecionam seus alunos geralmente têm melhores resultados e o esforço da escola foi mínimo para que ela apresentasse aquele resultado.

D) a visão geral do contexto da escola; identificar o percentual de alunos em cada um dos níveis e a descrição pedagógica dos níveis; comparar os níveis de aprendizagem da escola com os de outras escolas do mesmo território, comparar os resultados da escola com seus próprios objetivos, observando, por exemplo, até que ponto as habilidades que foram planejadas para serem trabalhadas com seus alunos foram alcançadas.

E) analisar a distribuição dos alunos por níveis de proficiência; comparar os resultados da sua escola com os resultados de escolas semelhantes da sua região; contextualizar as condições em que o processo de ensino e aprendizagem ocorre. Analisar os dados obtidos, pois permitem acompanhar a evolução do desempenho dos alunos e dos diversos fatores e aspectos que estão associados à qualidade e à efetividade do ensino ministrado nas escolas.


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