Procura

HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo


EXERCÍCIOS - Exercício 155

  • (FADESP 2020)

Sobre as relações de poder e religiosas no Brasil colonial é correto afirmar que


A) a ausência do Tribunal do Santo Ofício no Brasil Colônia indica a fragilidade institucional da Igreja Católica na América portuguesa, principalmente a inexistência de ordens religiosas atuando na colônia.

B) o catolicismo e as devoções no Brasil colonial se traduziam pela realização de festas, ritos e demais práticas do catolicismo popular, marcado pelo sincretismo religioso, distante da ortodoxia do catolicismo oficial.

C) as irmandades católicas como espaços de luta e conflito étnico-religiosos eram somente permitidas aos senhores de escravos e proprietários de terras, sendo interditada a participação de escravos e libertos.

D) a presença do catolicismo fora tão forte e presente no cotidiano dos colonos que o poder da Igreja Católica na América portuguesa era incontestável, sendo os bispos os agentes políticos mais poderosos, subordinando à sua autoridade todos os demais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 156

Vamos para o Anterior: Exercício 154

Tente Este: Exercício 64

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.59ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=0.84ms))((ts_substr_im=0.81ms))
((total= 5ms))