Procura

HistóriaAntiguidade oriental (egípcios mesopotâmicos persas indianos e chineses)


EXERCÍCIOS - Exercício 28

  • (NUCEPE 2020)

TEXTO EGÍPICIO
Limpe-se antes dos seus (próprios) olhos, Para que outro não o limpe. Tome uma esposa saudável, um filho vai nascer você. É para o filho que você constrói uma casa, Quando você faz um lugar para você. Faça sua morada no cemitério, Faça digna sua estação no oeste. Dado que a morte nos humilha, Dado que a vida nos exalta, A casa da morte é para a vida. Procure por você mesmo campos bem regados. (Lichtheim 2006, 58).
Para as pesquisadoras Gabriela Cruz Vásquez e Adriana Pastorello Buim Arena, em “As contribuições da civilização egípcia na literatura e na educação: primeiras relações históricas entre texto verbal e texto não verbal” (2017), o Antigo Egito exerce fascínio às civilizações modernas pela magia da sua cultura, sua arte, sua religião e sua literatura. Para as autoras, dois elementos foram superiores a qualquer relíquia, aos saques e, inclusive, ao tempo. Tais elementos pareciam profetizar o futuro do Egito e os perigos aos quais sua cultura estaria exposta na época atual. Estes elementos são tesouros inestimáveis, que nos permitem compreender esse passado. Referimo-nos à escrita e à pintura, pois


A) no Egito Antigo, os textos do gênero literário, conhecidos como “sabedoria” ou “textos didáticos”, eram desprovidos de função moral e ética, aspecto da formação egípcia realizado por meio dos textos religiosos ou da tradição oral recontada pela população.

B) os suportes materiais que possibilitaram a produção escrita no Egito Antigo, além de permitirem a comunicação entre um emissor e um receptor, são hoje evidência da ausência da consciência espaçotemporal naquela civilização.

C) os textos literários egípcios são célebres pelas visões, conjuros, práticas de magia e pelas imagens fragmentárias onde aparecem animais exóticos. Histórias cheias de fantasias tinham primordialmente a função recreativa e, em segundo plano, a educativa.

D) os especialistas em literatura egípcia informam seis categorias de textos para aquela civilização: cenário, mitológico, anedótico, filosófico, psicológico e maravilhoso. Entre esses estilos, o mitológico, associado ao anedótico, tinha função predominante.

E) o Livro dos Mortos no Papiro de Ani mostra que, na concepção egípcia, a escritura sagrada tinha vida própria. Enquanto as imagens guardavam em si mesmas a qualidade mágica, o texto verbal guardava em si a parte sagrada ou divina.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 29

Vamos para o Anterior: Exercício 27

Tente Este: Exercício 48

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.89ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=2.73ms))((ts_substr_im=1.07ms))
((total= 8ms))