Governança de tiCobit v. 5.0
- (CONSULPLAN 2017)
Segundo Fernandes e Abreu (2014), vários são os motivos para a Governança de TI (Tecnologia da Informação) e, entre eles, podem ser citados: TI como prestadora de serviços, Integração Tecnológica, Ambiente de Negócios, Dependência do Negócio em relação à TI, Segurança da Informação, Marcos de Regulação etc.
Ainda, de acordo com o IT Governance Institute (2007b), “a governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e os objetivos da organização”.
Vários são os modelos de melhores práticas que podem ser implementados para uma melhor Governança da TI, e dois desses modelos se destacam no mercado: ITIL e COBIT .
ITIL é a sigla de Information Technology Infrastructure Library e significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, e surgiu a partir da década de 80 com o nome de GITIM ( Government Information Technology Infrastructure Method ) ou Método de Governo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Em 1989 o GITIM foi renomeado para ITIL, daí surgiu, então, o ITIL V1, que era composto por 31 livros. Depois de algumas revisões o ITIL chegou à versão 3, no ano de 2011, denominado ITIL V3 edição 2011, composto por cinco livros, baseados em serviços, e não é uma regra obrigatória a ser seguida, mas um conjunto de recomendações baseadas em boas práticas de Gerenciamento de Serviços de TI.
O COBIT ( Control Objectives for Information and Related Technology ) ou Modelo Corporativo para Governança e
Gestão de TI da Organização foi criado em 1994 pela ISACF ( Information Audit and Control Foundation ). Em 1998 foi
publicada a segunda edição e a terceira em 2000 pelo IT Governance Institute (ITGI), órgão ligado à ISACA, com o
objetivo de promover um melhor entendimento e a adoção dos princípios de Governança de TI. O COBIT está na versão
5, lançado em 2012, e é composto por 5 domínios, com 37 processos, divididos em Governança e Gerenciamento.
A questão refere-se a ITIL v3 E COBIT 5.
No COBIT 5 adotou-se um modelo de capacidade de processos, abandonando a visão de modelo de maturidade. Nessa versão são 6 níveis de capacidade que um processo pode atingir. Uma dessas capacidades tem a seguinte descrição: “o processo implementado atinge o seu propósito”. Trata-se do nível de capacidade:
A) 1 – Processo executado.
B) 2 – Processo gerenciado.
C) 3 – Processo estabelecido.
D) 5 – Processo em otimização.
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