Procura

HistóriaRevolução industrial


EXERCÍCIOS - Exercício 35

  • (IBADE 2020)

A partir da segunda metade do século XIX, a Segunda Revolução industrial imprimiu algumas mudanças na economia e na sociedade da região amazônica do Brasil. Sobre esse episódio que se deu entre 1870 e 1910, podemos afirmar que:


A) a região recebeu diversas empresas japonesas e holandesas que estabeleceram aqui suas principais linhas de produção, estruturou-se um dinamismo econômico e cultural com o desenvolvimento de empregos qualificados e a abertura de teatros e universidades.

B) em parceria com o capital norte-americano o Governo Brasileiro priorizou na modernização da defesa das fronteiras nacionais. O povoamento das regiões mais afastadas do Norte foram incentivadas com a abertura de industriais do setor belicista.

C) os produtos locais passam a chamar à atenção do mercado internacional, trazendo assim novos investimentos e a aceleração do processo de urbanização da região, sempre pautada no respeito da população indígena local, de sua produção familiar e na sua integração a população urbana.

D) ocorreu uma retomada da extração das chamadas drogas do sertão (castanha, canela, pimenta, gengibre etc.) que ganham uma nova atratividade no mercado internacional e contaram com a contribuição da população indígena na atividade de extração.

E) o desenvolvimento da técnica de vulcanização, que conferia maior resistência à borracha em temperaturas extremas, ampliou sua utilização para as industriais automobilísticas, garantiu a atratividade do produto no mercado externo e atraiu a migração de nordestinos para trabalhar na região.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36

Vamos para o Anterior: Exercício 34

Tente Este: Exercício 56

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.16ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=1.16ms))((ts_substr_im=1.03ms))
((total= 5ms))