Procura

HistóriaPeríodo entre-guerras; crise de 1929 e seus desdobramentos


EXERCÍCIOS - Exercício 18

  • (IBADE 2020)

A Crise de 1929 causou falências no sistema produtivo e financeiro, fechou bancos, indústrias, companhias de comércio e causou um desemprego em massa: nos Estados Unidos foram 15 milhões de desempregados. Sobre este contexto histórico:


A) Podemos apontar como fatores agravantes da crise a ascensão do fascismo ao poder na Alemanha e da subsequente decisão de Hitler de boicotar a produção americana.

B) Que desestabilizou a economia estadunidense, que só consegue reverter à situação após a entrada na Segunda Grande Guerra, porém restringiu sua influência devastadora à economia dos Estados Unidos da América.

C) Que suas raízes econômicas vieram da recuperação das economias europeias, causando a diminuição da demanda pela produção estadunidense, porém seus efeitos restringiram-se aos países que se envolveram nos confrontos armados da Primeira Guerra.

D) Que teve como principais razões a especulação financeira aliada a uma crescente concentração de riqueza, compressão dos salários e aumento constante do ritmo de produção agrícola e industrial que não foi acompanhando de uma demanda internacional.

E) Que a Crise de 1929, apesar de nefasta e de ultrapassar as fronteiras dos Estados Unidos, não afetou diretamente a vida da população de classe média, que rapidamente receberam o auxílio do governo federal, evitando um agravamento social do quadro.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19

Vamos para o Anterior: Exercício 17

Tente Este: Exercício 23

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.15ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.49ms))((ts_substr_c=0.61ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 4ms))