Procura

HistóriaMercantilismo e a economia de estados


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (IBADE 2020)

“As origens das primeiras formulações propriamente mercantilistas estão associadas a duas ordens de fatores: a chamada herança medieval e o conjunto de transformações que caracterizam, nos séculos XV/XVI, o início dos tempos modernos. Neste seu primeiro momento a ideologia mercantilista denota claramente a coexistência de dois tipos de discurso, os quais, para simplificar, chamaremos de "medieval" e de " moderno ", respectivamente. Somente aos poucos essa espécie de dualismo foi superada, cedendo lugar ao discurso mercantilista clássico, o do século XVII. No século XVI, todavia, a maior parte dos textos mercantilistas revela ainda aquela coexistência que se expressa sob a forma de um diálogo, em geral inconsciente, entre as formas de pensamento medievais, escolásticas, e as propriamente modernas, mais em consonância com a nova realidade.”

(FALCON, F. Mercantilismo e transição. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1981, pp. 48-49).

O mercantilismo é um tema clássico da historiografia pertinente aos tempos modernos. Sobre ele, pode-se dizer que:




A) é marcado por uma grande capacidade de adaptação, sendo possível falar em um Mercantilismo contemporâneo, para além dos seus marcos históricos clássicos.

B) consistiu menos em um sistema econômico e mais uma resposta improvisada pelas monarquias modernas ao problema do grande afluxo de metais preciosos das Américas.

C) a base moderna das ideias mercantilistas consiste na atuação de dois novos fatores: os Estados Modernos e os efeitos de toda ordem provocados pelas Grandes Navegações e os “Descobrimentos”.

D) é fortemente marcado pela “Teoria da Balança Comercial”, incorporada ao sistema no século XVII, e que foi possível graças a recuperação dos textos clássicos de Aristóteles sobre a oikos grega e a administração da riqueza na Antiguidade.

E) mais que um sistema econômico de transição do feudalismo para o capitalismo, ele é um sistema teórico econômico que trouxe coerência e explicação de fenômenos novos e antigos antes pouco explorados.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 13

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.37ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.65ms))((ts_substr_im=0.72ms))
((total= 2ms))