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HistóriaConstrução de estados e o absolutismo


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (IBADE 2020)

“A única maneira de instituir um tal poder comum, capaz de os defender das invasões dos estrangeiros e das injúrias uns dos outros, garantindo-lhes assim uma segurança suficiente para que, mediante o seu próprio labor e graças aos frutos da terra, possam alimentar-se e viver satisfeitos, é conferir toda a sua força e poder a um homem, ou a uma assembleia de homens, que possa reduzir as suas diversas vontades, por pluralidade de votos, a uma só vontade. O que equivale a dizer: designar um homem ou uma assembleia de homens como representante das suas pessoas, considerando-se e reconhecendo-se cada um como autor de todos os atos que aquele que representa a sua pessoa praticar ou levar a praticar, em tudo o que disser respeito à paz e segurança comum; todos submetendo assim as suas vontades à vontade do representante, e as suas decisões à sua decisão”

(HOBBES, T. Leviatã. Os Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.p. 130).

O Antigo Regime, dentro de sua complexidade enquanto fenômeno histórico, NÃO pode ser entendido como:




A) a sociedade do antigo regime em que pese a ênfase sobre a harmonia e a organicidade nas representações sociais que de si produzia – conhecia uma profunda e endêmica conflitualidade.

B) a ideia de “revolução existia, mas o seu significado era totalmente contrário ao de hoje, significando, na esteira da terminologia astronômica, um retomo ao ponto inicial, uma “restauração”, ou seja, tinham sempre um sentido orgânico e conservador.

C) a sociedade do Antigo Regime, embora fosse marcada por uma forte estratificação social, conhecia igualmente uma profunda igualdade social entre os diversos atores.

D) um conceito mais abrangente que o Absolutismo, já que a monarquia absoluta não era a única forma política dos Estados Modernos, como fica claro se analisarmos o caso da Inglaterra e da Holanda.

E) o período pode ser considerado como de transição, que como tal, não é redutível nem a feudalismo, nem a capitalismo, nem tampouco à justaposição de ambos; trata-se de uma época com especificidade própria.


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