Procura

HistóriaAntiguidade oriental (egípcios mesopotâmicos persas indianos e chineses)


EXERCÍCIOS - Exercício 13

  • (IBADE 2020)

“A Mesopotâmia - vale fluvial do Eufrates e do Tigre - pode ser dividida em duas partes, respectivamente a noroeste e a sudeste do ponto em que os dois rios mais se aproximam um do outro: a Alta Mesopotâmia, mais montanhosa, e a Baixa Mesopotâmia, imediatamente ao norte do golfo Pérsico, região extremamente plana.

Enquanto o povoamento da Alta Mesopotâmia deu-se desde tempos pré-históricos muito antigos, a Baixa Mesopotâmia - potencialmente fértil, mas pouco adequada à agricultura primitiva de chuva - não parece ter sido ocupada em caráter permanente antes do V milênio a.C.”

(CARDOSO, Ciro Flamarion. As sociedades do Antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1995, p.

Acerca das civilizações que floresceram na região da Mesopotâmia, a assertiva INCORRETA é:




A) Do ponto de vista etnolinguístico, o povoamento da Baixa Mesopotâmia, no período histórico, esteve marcado por dois grupos iniciais: os sumérios, arqueologicamente se vinculavam ao sudoeste do Irã; e os acádios, que falavam uma língua de flexão do grupo semita, e provavelmente vieram do oeste.

B) O elemento sumério predominava ao sul (país de Sumer) da Baixa Mesopotâmia, e o acádio, ao norte (país de Akkad). Em meados do II milênio a.C., esses grupos estavam mesclados, predominando desde então, as línguas semitas: o acadiano, o babilônio dele derivado e, por fim, o aramaico.

C) As condições ecológicas explicam que a agricultura de irrigação, ao impor trabalhos, torna impossível uma organização individualista da agricultura. As obras de proteção e de irrigação exigiam, para serem construídas, limpas e conservadas, um esforço coletivo; e o seu uso devia ser regulamentado e disciplinado pela lei.

D) Na economia da Baixa Mesopotâmia, as fomes e crises de subsistência eram pouco frequentes, causadas pela irregularidade da cheia, como também pela guerra, que destruía as instalações de irrigação ou as colheitas. A economia continuava não-unificada e os transportes eram lentos.

E) A agricultura intensiva era a base da vida econômica e da urbanização. O cereal mais cultivado era a cevada, usada como alimento humano e do gado, e como matéria-prima para fabricação de cerveja. Desde o Neolítico, a agricultura se associava à pecuária: criavam-se ovinos, caprinos, suínos, bovinos e muares.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14

Vamos para o Anterior: Exercício 12

Tente Este: Exercício 87

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.56ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.72ms))((ts_substr_c=0.75ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 4ms))