VeterináriaPequenos animais
- (UFU-MG 2017)
Com relação à espécie canina, o adestramento com finalidade de ataque e guarda, quando iniciado de maneira precoce, é uma das principais causas de problemas articulares coxofemorais e umeroradioulnares, podendo também acelerar a manifestação clínica de doenças congênitas, tais como osteocondrite dissecante da cabeça do úmero, displasia coxofemoral, fragmentação do processo coronoide medial e falta de união do processo ancôneo, em animais predispostos. Assinale a alternativa correta.
A) Geralmente proprietários de cães de raça grande ou gigante iniciam o adestramento do animal visando ataque e guarda aos 5 ou 6 meses, fase em que os componentes articulares (ligamentos, superfícies ósseas e tendões) estão completamente formados.
B) A displasia coxofemoral acomete mais frequentemente cães idosos de grande porte, como o Pastor Alemão, Rottweiler, Labrador, Fila Brasileiro e Golden Retriever.
C) Além do adestramento precoce, a alimentação caseira também pode afetar o sistema locomotor de pequenos animais.
D) Em cães, a superalimentação com cálcio nas raças gigantes pode acarretar calcificação precoce da linha fisária distal da ulna, sem a formação de desvios ósseos importantes.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26
Vamos para o Anterior: Exercício 24
Tente Este: Exercício 61
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Veterinária