FísicaCargas elétricas e eletrização
- (COSEAC 2017)
Capacitores surgiram da necessidade de armazenar cargas elétricas para usá-las futuramente de maneira flexível, quando houver resistência em seus terminais. Capacitor é um componente eletrônico capaz de armazenar carga elétrica, ao ser ligado em uma fonte de tensão. O capacitor possui dois terminais para sua polarização (o terminal maior é positivo e o menor é negativo), e dentro do capacitor os terminais são conectados por placas metálicas, geralmente de alumínio, separados por um material dielétrico. Esse material dielétrico pode ser de diversos materiais, como cerâmica, teflon, mica, porcelana, celulose, milar e até ar. Dielétrico é o material isolante que é capaz de se tornar condutor quando submetido a determinado valor de campo elétrico. Essa mudança de estado (isolante para condutor) acontece quando o campo elétrico é maior que a rigidez dielétrica do material, o que significa que até os materiais isolantes podem conduzir, quando submetidos a determinado valor de cargas elétricas. Sobre o exposto, é correto afirmar que:
A) o capacitor tem como sua principal característica o acúmulo de cargas elétricas em duas placas que são separadas por um material dielétrico; essas placas ficam muito distantes umas das outras.
B) existem variações nos modelos dos capacitores, para se adequarem a diferentes utilizações; o material dielétrico influencia na situação na qual o capacitor será usado; são dispositivos encontrados facilmente em circuitos eletrônicos, e outros lugares, como, por exemplo, sensores, osciladores, filtros de ruídos em sinais de energia.
C) o valor da capacitância é inversamente proporcional ao módulo das cargas em uma das placas e diretamente proporcional à diferença de potencial (voltagem) nas placas do capacitor.
D) se energia é armazenada no capacitor quando ele está carregado de cargas, o capacitor estará sem energia quando for parcialmente descarregado eletricamente.
E) assim como nos resistores, pode-se combinar a posição dos capacitores de modo a obter uma capacitância desejada para determinados fins; essas posições entre capacitores podem ser em paralelos ou em série; assim, capacitores em série funcionam de forma equivalente à associação de resistores também em série.
VOLTAR ao índice: Física